A História do Heavy Metal em Portugal

10-11-2018

Já não ia ao São Jorge há alguns anos, mas ontem, aproveitando a minha estadia em Lisboa, fui até lá para assistir à apresentação de "Heavy Metal Portugal - O Documentário" 

Cheguei cerca das 21h, e o aglomerado de cabelos compridos, roupas pretas, t-shirts de bandas e casacos de cabedal, fazia antever uma noite de sucesso. Até porque, estando a primeira sala esgotada, o  MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema, tinha disponibilizado mais uma uma sala, para transmissão, em simultâneo, do documentário. Algo inédito!

Chegada a hora, e com as duas salas cheias (cerca de 350 pessoas), João Mendes, o produtor do documentário, apresentou o seu trabalho, revelando que este "demorou cerca de seis anos até estar concluído" - são as dificuldades do "Do It Yourself", da gestão de tempo de quem se divide entre um trabalho e uma paixão. 

Após a breve apresentação, as luzes baixaram de intensidade e, durante cerca de hora e meia, os olhos dos presentes não se desviaram da tela, onde a história do Heavy Metal Português era desfiada, sem narrador, mas contada pelos próprios entrevistados e na primeira pessoa. Reviveram-se emoções, momentos hilariantes, ouviram-se gargalhadas, contaram-se histórias. Mas, o que é mais importante, é que ontem, no Cinema São Jorge, fez-se história! E com muitos dos protagonistas sentados na plateia. 

Quando terminou, a sensação que me caracterizava era a de querer mais, saber mais, ouvir mais. 

Nunca um documentário está finalizado, nunca a história do Heavy Metal Português estará concluía (felizmente!) mas enquanto existirem pessoas como o João Mendes, que acreditam e fazem acontecer, a história vai sendo contada! E bem contada!

Rosa Soares (Rocky Rose)


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora