Carlos Lichman - Apaixonado por guitarra, rock e metal
[PORTUGUÊS]
Paixão, música e guitarra são três palavras que descrevem Carlos Lichman. Nascido no Brasil, com raízes na Polónia, passagem pelo Reino Unido, é em Portugal que se vem fixar. A pouco menos de 48 horas de aterrar naquela que vai ser a sua nova casa, falámos com este guitarrista, professor de guitarra, compositor, e "session player"

Olá Carlos, esta entrevista é mais uma das nossas conversas virtuais. Conhecemo-nos através da World of Metal, publicação da qual somos colaboradores. Temos trocado ideias sobre a paixão que temos em comum, a música, em especial o rock e o heavy metal, e agora, na véspera de vires viver para Portugal, desafiei-te para te dares a conhecer a este nosso mundo musical.
RA - Vamos começar por saber: quem é Carlos Lichman?
CL - Carlos Lichman é um músico apaixonado por guitarra, rock e metal. Feliz pela oportunidade de viver de música mesmo que muitas vezes não seja tocando os meus estilos preferidos mas é melhor do que estar trancado em um escritório. Gosto muito da vida no estúdio e a possibilidade de dar aulas de música.
RA - Como é que a música e a guitarra entram na tua vida?

CL - Desde cedo meu pai escutava muito rock em casa e foi ouvindo Dire Straits que descobri o som da guitarra, especialmente com a música "Money for Nothing". Depois junto com um primo começamos a ouvir Metallica, Megadeth, Sepultura e Iron Maiden. Aos 14 anos, ganhei minha primeira guitarra da minha avó e comecei a querer tocar as músicas destas bandas. Pela velocidade das músicas e dificuldade técnica, tive que me trancar no quarto por muitos anos estudando, coisa que faço até hoje. Com o tempo diversas bandas passaram a me influenciar em diversas divisões do rock/metal. Como Death, Cannibal Corpse, Van Halen, Tony Macalpine, Deep Purple, George Lynch, Black Sabbath e muitos outros. Como você pode notar tenho um gosto variado.
RA - Trabalhaste com nomes famosos da música, dos quais me estou a lembrar de Kiko Loureiro (Angra/Megadeth) ou de teres feito a abertura do show do Richie Kotzen. Como foram essas experiências? Que ensinamentos te deram?
CL - Com o Kiko foi muito bacana pois junto com o Sepultura, o Angra teve uma grande influência sobre a minha forma de tocar. Ele gravou 3 solos na música Shred Dogs que faz parte do meui primeiro trabalho solo de 2007. Com o Kotzen foi mais louco ainda pois quando me envolvi com rock instrumental, Kotzen foi um grande impacto principalmente pelas vídeo - aulas dele as quais estudei muito. De uma forma geral, aprendi que nossas influências são pessoas exactamente como nós que alcançaram um sonho que nós ainda perseguimos. Do lado profissional, notei que podemos chegar a o nível deles desde que tenhamos um mindset vencedor!
RA - És um experiente professor de guitarra. Quem é que hoje procura aprender a tocar? Os jovens ainda se interessam por música, naquilo que é a sua essência?
CL - Bem, para sobreviver como professor algumas coisas são fundamentais tipo: paciência, estar aberto a entender o aluno, saber que não existe um método único para ensinar guitarra e que o mais importante é ajudar o aluno a alcançar seus objectivos, sejam eles a tocar como um profissional ou apenas por diversão em casa com os amigos. Temos muitas pessoas que ainda querem tocar rock/metal e que independente quais bandas venham o legado de bandas como Metallica, Slayer, Black Sabbath, Gary Moore, SRV, Deep Purple ainda é muito forte e guia os estudos e a cabeça do pessoal que quer aprender.
RA - Começaste a escrever para a World of Metal em Junho de 2018, com uma coluna na revista online intitulada "Metal Business". Queres falar aqui um pouco sobre os temas que abordas?

CL - "Metal Business" é uma coluna que aborda a minha vivência assim como pontos que eu estudei. Com as minhas bandas e com a minha carreira solo sempre fui muito independente. Eu organizo meus shows, ensaios, trato com os contratantes, falo com as gravadoras, ou seja, sempre fiz tudo. Com muitos anos aprendendo acabei sabendo como lidar. Quando morei na Polónia, fiz pós graduação em um curso chamado "Gestão para produtores, artistas e animadores culturais", onde vi muita teoria e caminhos para me ajudar a trabalhar e me divulgar melhor. Hoje, eu estou terminando um segundo pós graduação em "Marketing e Mídias Sociais". Desta forma, a experiência que adquiri com os anos no underground, trabalhando com artistas que não estavam mais no underground e nos dois pós graduação, me ajudam a escrever a "Metal Business". Com esta coluna na World Of Metal (uma revista que fico muito feliz de participar), procuro ajudar as bandas a entender como funciona as coisas nos bastidores do mundo da música, claro que algumas colunas acabam sendo para diferentes bandas que estão nos mais diversos níveis de sua carreira.
RA - Brasil, Polónia, Portugal... Como é que é viver em países tão diferentes? E como é que são estes países, em termos musicais?
CL - Brasil é onde nasci mas tenho que confessar que desconheço a famosa música popular brasileira. Desde cedo, me envolvi com rock'n'roll e nunca escutei artista que não faziam parte deste estilo. Temos muitas bandas no Brasil, mas o underground anda meio morto, infelizmente. Por minha descendência ser polonesa, sempre tive a cultura e língua que meu avô trouxe da Polónia, assim quando fui morar no país, não senti um impacto muito forte. Existe uma cena Blues e de Death Metal muito forte no underground assim me senti muito confortável. Também morei na Inglaterra na qual participei mais da cena Blues e gravei um CD com o produtor e compositor Celso Barbieri na linha do metal industrial, acho muito legal a forma de composição que ele utilizou. Bem, Portugal, vamos começar uma nova aventura musical e de auto descobrimento.
RA - Daqui a dois dias, estás a chegar a Portugal, mais propriamente ao Porto, para onde vens viver. O que te faz sair do teu país e porquê Portugal?

CL - Sair do Brasil foi uma necessidade. O brasileiro tem a cultura de valorizar mais seu próprio artista uma vez que ele é reconhecido internacionalmente primeiro e quando se fala de metal mais ainda. Então morar na Polónia e Inglaterra ajudou com que meu cachê ficasse maior. A escolha de Portugal foi muito engraçada, Pois sempre passei por Lisboa e na minha última estadia pude conhecer mais a vida nocturna e gostei muito. Comente com a minha esposa e ela também achou interessante a nossa ida para Portugal. Desta forma estamos chegando dia 4 de Outubro para uma nova fase de nossas vidas.
RA - Apesar de já termos falado um pouco sobre o assunto, o que é que pretendes fazer em Portugal, enquanto músico e não só. Que planos trazes contigo na bagagem?
CL - Meu plano principal é viver, agitar, fazer o que mais amo: música. Sabemos que ter contactos e desenvolver um trabalho é algo que se constrói com o tempo. Dar aulas de música, trabalhar como sideman para outros artistas, produzir trabalhos são meus focos iniciais de trabalho. Mas no começo estamos sujeitos a qualquer oportunidade para sobreviver e nisso não tenho medo algum.
RA - E para terminarmos, que conselho deixas aos músicos, experientes ou não, que lerem esta entrevista?
CL - Saibam que nada é fácil mas se outros conseguiram todos podem conseguir. Para isso devemos aprender música e saber como trabalhar com música. Ter foco sempre!
Obrigada Carlos e sê bem vindo a Portugal!
Rosa Soares (Rocky Rose)
[ENGLISH]
Passion, music and guitar are three words that describe Carlos Lichman. Born in Brazil, with roots in Poland, passing through the United Kingdom, it's in Portugal that is set. A little less than 48 hours of landing in what will be his new home, we spoke with this guitarist, guitar teacher, composer, and "session player"

Hello Carlos, this interview is one more of our virtual conversations. We know each other through World of Metal, a publication of which we are collaborators. We have exchanged ideas about the passion we have in common, music, especially rock and heavy metal, and now, on the eve of living in Portugal, I challenged you to get to know our musical world.
RA - Let's start by knowing: who is Carlos Lichman?
CL - Carlos Lichman is a musician with a passion for guitar, rock and metal. Happy for the opportunity to live on music even though it's often not playing my favorite styles but it's better than being locked in an office. I love life in the studio and the possibility of teaching music.
RA - How does music and guitar come into your life?
CL - Since early my father listened to a lot of rock at home and was listening to Dire Straits that I discovered the sound of the guitar, especially with the song "Money for Nothing". Then, together, with a cousin, we started to listen to Metallica, Megadeth, Sepultura and Iron Maiden. At age 14, I won my first guitar from my grandmother and started to play the songs of these bands. Because of the speed of the songs and the technical difficulty, I had to lock myself in the room for many years studying, something that I do until today. Over time, several bands began to influence me in different rock / metal divisions. Like Death, Cannibal Corpse, Van Halen, Tony Macalpine, Deep Purple, George Lynch, Black Sabbath and many others. As you can tell I have a varied taste.
RA - You worked with famous names of the music, of which I am remembering Kiko Loureiro (Angra / Megadeth) or of having made the opening of the show of Richie Kotzen. How were these experiences? What teachings did they give you?

CL - With Kiko it was very cool because along with Sepultura, the Angra had a great influence on the way I played. He recorded 3 solos in the song Shred Dogs that is part of the first solo work of 2007. With Kotzen was even more crazy because when I got involved with instrumental rock, Kotzen was a great impact mainly by the video lessons of which I studied a lot. Generally speaking, I have learned that our influences are people just like us who have achieved a dream that we are still pursuing. On the professional side, I've noticed that we can reach their level as long as we have a winning mindset!
RA - You're an experienced guitar teacher. Who are trying to learn to play today? Are young people still interested in music, in what is their essence?
CL - Well, to survive as a teacher, some things are fundamental: patience, being open to understanding the student, knowing that there is no single method to teach guitar and that the most important thing is to help the student reach his goals, be they playing like a pro or just for fun at home with friends. We have a lot of people who still want to play rock / metal and regardless of which bands come the legacy of bands like Metallica, Slayer, Black Sabbath, Gary Moore, SRV, Deep Purple is still very strong and guides the studies and the head of the people who want learn.
RA - You started writing for World of Metal in June 2018, with a column in the online magazine "Metal Business". Do you want to talk a little about the topics you are addressing here?

CL - "Metal Business" is a column that addresses my experience as well as points that I studied. With my bands and with my solo career I have always been very independent. I organize my shows, rehearsals, deal with the contractors, I talk to the record companies, that is, I have always done everything. With many years of learning I ended up knowing how to deal. When I lived in Poland, I took a postgraduate course on "Management for producers, artists and cultural animators", where I saw a lot of theory and ways to help me work and get better. Today, I'm finishing a second postgraduate degree in "Marketing and Social Media". In this way, the experience I acquired with the years in the underground, working with artists that were no longer in the underground and both postgraduate, help me write "Metal Business". With this column in World Of Metal (a magazine that I'm very happy to participate in), I try to help the bands to understand how things work behind the scenes in the music world, of course some columns end up being for different bands that are in the most diverse levels of his career.
RA - Brazil, Poland, Portugal ... How is it to live in so different countries? And how are these countries in terms of music?
CL - Brazil is where I was born but I have to confess that I do not know the famous Brazilian popular music. From an early age, I got involved with rock'n'roll and never listened to an artist that was not part of this style. We have many bands in Brazil, but the underground is half dead, unfortunately. Because my descendants are Polish, I always had the culture and language that my grandfather brought from Poland, so when I lived in the country, I did not feel a strong impact. There is a very strong Blues and Death Metal scene in the underground so I felt very comfortable. I also lived in England where I participated more in the Blues scene and recorded a CD with the producer and composer Celso Barbieri in the line of industrial metal, I think the composition form he used was very cool. Well, Portugal, let's start a new musical adventure and self discovery.
RA - Two days from now, you are coming to Portugal, more precisely to Porto, where you live. What makes you leave your country and why Portugal?
CL - Getting out of Brazil was a necessity. The Brazilian
has the culture of valuing more his own artist since he is recognized
internationally first and when one talks about metal even more. So living in
Poland and England helped make my cache bigger. The choice of Portugal was very
funny, Because I always went through Lisbon and in my last stay I got to know
more the nightlife and I liked it a lot. Discuss with my wife and she also
found it interesting to go to Portugal. This way we are arriving on October 4th
for a new phase of our lives.

RA - Although we have already talked a little about the subject, what do you intend to do in Portugal as a musician and not only. What plans do you bring with you in your luggage?
CL - My main plan is to live, to shake, to do what I love most: music. We know that having contacts and developing a job is something that builds over time. To give music lessons, to work as sideman for other artists, to produce works are my initial focuses of work. But at first we are subject to any opportunity to survive and in this I am not afraid at all.
RA - And to conclude, what advice do you allow the musicians, experienced or not, to read this interview?
CL - Know that nothing is easy but if others have succeeded everyone can achieve. For this we must learn music and know how to work with music. Always focus!
Thank you Carlos and welcome to Portugal!